Mandriva – Da ISO pro Pendrive

A Mandriva criou e disponibilizou um ótimo utilitário chamado Mandriva Seed. Funciona a partir do Mandriva 2009.1.

Mandriva Seed Linux

Antes de começar!

> O Mandriva-Seed cria duas partições no pendrive, uma com o Mandriva, que o usuário não tem acesso, e outra partição de 1MB, com o nome de volume RESIZE ME, ou seja, tu pode aumentar ela para o tamanho que tu quiser. Caso queria todo o pendrive limpo, basta deletar as partições dentro dele.

> Se você quer ter dual boot com Windows e Mandriva, instale primeiro o Windows, depois o Mandriva. Pois o Windows simplismente apaga o gerenciador de boot do Mandriva, enquanto o Mandriva adiciona uma entrada pro Windows automaticamente.

> Caso você use o Windows Vista ou Windows 7, você verá uma mensagem dizendo no Mandriva Seedunable to find any removable device“, ou o Mandriva Seed não funcione, veja o final desse tutorial.

Gravando a ISO no pendrive. (Instruções para quem está no Linux)

  1. Baixe a última ISO do Mandriva. Caso tenha dificuldades em escolher a ISO mais adequada a você, de uma lida nos tutoriais Mandriva Linux – Qual ISO devo baixar? Descubra qual é a ISO mais indicada para você! e Diferenças entre o Mandriva Free, One, Dual, Powerpack e Flash.
  2. Abra uma janela de terminal, no KDE o konsole, no GNOME o gnome-terminal.
  3. Agora vamos baixar o Mandriva Seed. wget ftp://ftp.free.fr/mirrors/ftp.mandriva.com/MandrivaLinux/official/iso/2009.1/mandriva-seed.sh
  4. Ele deve ser rodado pelo usuário root, então digite su e em seguida tecle enter e digite a senha de seu usuário root.
  5. Plugue o pendrive.
  6. Agora tudo está pronto para rodar o Mandriva Seed, basta dar o comando sh mandriva-seed.sh que ele vai abrir.
  7. No Mandriva Seed selecione a ISO e clique em criar LiveUSB.
  8. Em Target Device, selecione o seu pendrive, ele já deve estar pré selecionado, então, clique em Create Live USB e deixe a mágica acontecer!
  9. Agora falta configurar sua BIOS para inciar pelo pendrive, isso varia de placa mãe para placa mãe, de uma lida no manual, se não achar/souber como faz, pode perguntar aqui.

Gravando a ISO no pendrive. (Instruções para quem está no Windows NT, 2000, XP, 2003 ou 2003 R2)

  1. Baixe a última ISO do Mandriva. Caso tenha dificuldades em escolher a ISO mais adequada a você, de uma lida nos tutoriais Mandriva Linux – Qual ISO devo baixar? Descubra qual é a ISO mais indicada para você! e Diferenças entre o Mandriva Free, One, Dual, Powerpack e Flash.
  2. Clique neste link com o botão direito do mouse e escolha a opção abrir, o Mandriva Seed vem compactado em formato .zip, então o extraia para seu computador.
  3. Você deve rodar o Mandriva Seed com poderes administrativos, então se não estiver “logado” como administrador, efetue “log out” e “log-se” como Administrador ou outro usuário com poderes administrativos.
  4. Plugue o pendrive.
  5. Agora tudo está pronto para rodar o Mandriva Seed, basta localizar o Mandriva Seed que você extraiu e dar dois cliques nele que ele vai abrir.
  6. No Mandriva Seed selecione a ISO e clique em criar LiveUSB.
  7. Em Target Device, selecione o seu pendrive, ele já deve estar pré selecionado, então, clique em Create Live USB e deixe a mágica acontecer!
  8. Agora falta configurar sua BIOS para inciar pelo pendrive, isso varia de placa mãe para placa mãe, de uma lida no manual, se não achar/souber como faz, pode perguntar aqui.

Gravando a ISO no pendrive. (Caso o use o Windows Vista, 2008, Seven ou 2008 R2)

  1. Baixe a última ISO do Mandriva e a salve em C:\. Caso tenha dificuldades em escolher a ISO mais adequada a você, de uma lida nos tutoriais Mandriva Linux – Qual ISO devo baixar? Descubra qual é a ISO mais indicada para você! e Diferenças entre o Mandriva Free, One, Dual, Powerpack e Flash.
  2. Clique neste link com o botão direito do mouse e escolha a opção abrir, esse é um utilitário que serve para clonar, fazer cópias bit a bit de arquivos, vem compactado em formato .zip. Extraia para o C:\
  3. Você deve rodar o utilitário com poderes administrativos, então se não estiver “logado” como administrador, efetue “log out” e “log-se” como Administrador ou outro usuário com poderes administrativos.
  4. Abra uma janela de prompt de comando, o cmd.
  5. Agora nessa janela de terminal, “entre” no C:\ com o comando cd C:\
  6. Plugue o pendrive.
  7. Preste muita atenção a letra que o Windows vai usar para identificar o pendrive, vou chamar ele aqui de Y:, mas você deve conferir em Computador a letra correta, pode ser que seja E: ou F:. tenha certeza da letra que escolher, caso contrário, seus arquivos poderão ser apagados de forma irrecuperável.
  8. Finalmente vamos gravar a ISO no pendrive. Digite o comando a seguir, mudando a letra y: para a letra referente ao seu pendrive. dd.exe if=c:\nome do arquivo iso que voce baixo.iso of=\\.\y:
  9. Aguarde o dd terminar, isso pode demorar até 30 minutos dependendo da ISO escolhida e da velocidade de seu pendrive.
  10. Agora falta configurar sua BIOS para inciar pelo pendrive, isso varia de placa mãe para placa mãe, de uma lida no manual, se não achar/souber como faz, pode perguntar aqui.

109 ideias sobre “Mandriva – Da ISO pro Pendrive

  1. JP

    Cara no CMD do XP digitei
    C:\linux> dd if=mandriva-linux-one-2009-GNOME-int-cdrom-i586.iso of=\\.\f:

    ae aparece

    O termo ‘dd’ não é reconhecido como cmdlet, função, programa operável ou arquivo de script. Verifique o termo e tente n
    ovamente.
    Em linha:1 caractere:2
    + dd <<<<

    alguma dica ?

    Curtir

  2. cassiano

    Eu fiz isso msmo q vc disse apesar de ter como fonte a wiki mandriva. Mas o meu problema veio depois. Quando ponho p dar o boot, o sistema parece q vai iniciar mas para em uma tela preta e fica piscando “_”. Eu tentei em um eee pc.

    Curtir

  3. megaf Autor do post

    JP: Faz o seguinte, acho que não ficou muito claro o meu tuto, vamos por partes 🙂
    1- Baixe o dd e extraia ele, digamos na pasta c:\linux\
    2- Iniciar > Promp de comando, ou cmd, até aqui tudo tranquilo.
    3- c:
    4- cd c:\linux
    5- Copie a iso para o c:\linux
    6- dd if=mandriva-linux-one-2009.1-rc2-KDE4-europe1-cdrom-i586.iso of=\\.\y: (troque y: pela letra do teu pendrive)

    Se foi exatamente isso que tu fez, vai ali em Meu Computador, C:\, linux, e ve se tem o dd ali dentro.

    cassiano: Isso acontece as vezes, tu fez no Linux ou no Windows?
    Tenta denovo.

    Curtir

  4. JP

    megaf
    deu certim agora

    porem meu CLASSMATE PC fica piscando

    j_

    e nao sai disso
    ja refiz todo o procedimento e nada
    alguma dica

    Curtir

  5. megaf Autor do post

    A versão final do Mandriva 2009 Spring sai em 14 dias, e até lá será lançado um utilitário da Mandriva tanto pra Windows quanto pra Linux pra copiar a ISO pro pendrive.

    Curtir

  6. Pingback: Artigo de passar a ISO pro pendrive atualizado. « Megaf, Tecnologia, Notícias

  7. megaf Autor do post

    José, obrigado. 🙂 Pode deixar, irei continuar fazendo;
    leokesler, estranho, tens como tentar em outro computador?
    Há uma outra forma de fazer, mas é um pouco mais complicada, talvez seja melhor grava a ISO em cd mesmo…

    Curtir

  8. leokesler

    @Megaf,

    Já tinha tentado no micro da minha irmã, que roda XP SP1 ( nem SP2 tá instalado, e é uma instalação de 3 anos) e aparece mensagem que o programa não está instalado corretamente.

    Testei de novo em meu micro (que roda o Windows 7 RC1 x64) e nada. Tentei no XPM (Virtual PC com Windows XP pré ativado, que a Microsoft vai disponibilizar para Windows 7) e dá o erro que aparece no micro de minha irmã.

    Agora vou tentar no VMWare…

    Curtir

  9. Ricardo Mota

    Rapaz, este tal de mandriva-seed é 10. Estou digitando este texto pelo pen-drive de 2GB que eu já tinha desistido de instalar um SO nele. Valeu. Agora tenho um sistema para levar para qualquer lugar, e melhor, todo em português. Vou fazer mais alguns testes, pois gostaria de instalar nele o cups, caso precise fazer alguma impressão. Estou utilizando o One. Abraço.s

    Curtir

  10. megaf Autor do post

    leokesler, cara, isso é um mistério, tem gente que consegue, como o Ricardo, e gente que não consegue, só a título de curiosidade, teu sistema é de 32 ou 64 bits?

    Ricardo, É legal mesmo, o mais legal, é usar esse teu pendrive pra instalar de verdade o Mandriva em um outro pendrive, mas tem que ser de 4GB. Aí sim tu vai ter um sistema operacional prático e robusto contigo onde estiver.

    Curtir

  11. leokesler

    @megaf, eu uso o RC do Windows 7, em sua versão 64 bits, pois meu micro tem 4gb de RAM (em um futuro próximo serão 8 gb)…

    Já o programa equivalente para o Fedora funciona perfeitamente.

    Curtir

  12. leokesler

    Não, eu quis dizer que eu programa equivalente do fedora funcionou perfeitamente para instalar o fedora em um pendrive.

    Quanto ao mandriva-seed, não funciona em meus micros. Com certeza é bug com o Windows 7 .

    Deixa pra lá…

    Curtir

  13. Ricardo Mota

    Realmente, o pendrive fica muito parecido com o livecd. Não salva nada, nem nenhum documento. Nada, nada mesmo. Mas o megaf já me animou. Assim que puder, vou adquirir um pendrive de no mínimo 4GB e instalar o sistema nele.

    Curtir

  14. megaf Autor do post

    Ricardo, até lá, tem uma solução quebra galho. Que é criar uma partição no pendrive usando o espaço restante. Ai tu guarda arquivos lá. Não é muito prático, mas em fim…

    leokesler, Se tu baixou teu Windows 7 RC por torrent, cuidado, ele TEM malware, não é pode ter, ele tem algum cavalo de troia, recomento baixar diretamente da Microsoft.

    Curtir

  15. leokesler

    @megaf,

    A versão que eu baixei está limpa e é a verdadeira, eu só instalei depois de confirmado o CRC32, MD5 e o SHA1 do RC.

    E até onde eu sei, ainda não dá para forjar um SHA1.

    Curtir

  16. Danilo

    Como faço pra instalar o Mandriva em um pendrive? Tenho que usar outro pendrive como live pra isso? Estou perguntando, porque queria fazer isso, mas só tenho um pendrive. Posso também instalar em um pendrive de 8 Gb e deixar 4 Gb com sistema FAT32?

    Curtir

  17. megaf Autor do post

    leokesler, é, mais tem que comparar com a ISO que acabou de ser libertada pela m$, gerar um SHA1 novo a partir de uma iso alterada é fácil…

    Danilo, opa, tudo bom?
    Então, tu pode baixar tano o One como a versão Free, grava em CD ou DVD, dá o boot e em vez de selecionar teu HD, seleciona o pendrive pra instalar. E pode sim perfeitamente criar uma partição de 4 GB Ext3 pra ser a / uma outra de 4GB em FAT32 ou até NTFS pra ser uma /backups por exemplo. Fica ao teu critério!

    Curtir

  18. Danilo

    Então vou fazer isso. Vou precisar gravar o cd mesmo, já que não deu certo o boot pelo pendrive pra instalar no HD, aí aproveito e já instalo no pendrive também.

    Curtir

  19. AlphaZine

    Olá Megaf,

    É possível fazer a instalação do PowerPack via pendrive também? Ou o Mandriva Seed só funciona com live CD?

    Curtir

  20. megaf Autor do post

    AlphaZine, Olá, creio que não, mas podes tentar e diga se funcionou.

    O PowerPack, de onde adquiriste?

    Curtir

  21. jonatan

    Bom dia, queria saber o seguinte, eu usei o programa mandriva-seed, ele sobrepos os arquivos, e o pendriver de 8G ficou apenas com apenas com 685 MB, como faço pra ele voltar a ser 8G?

    Curtir

  22. jonatan

    Sim amigo, primeiro parabens por ajudar os iniciantes,rsrsr.
    é o seguinte, eu fiz os passo:

    …JP: Faz o seguinte, acho que não ficou muito claro o meu tuto, vamos por partes 🙂
    1- Baixe o dd e extraia ele, digamos na pasta c:\linux\
    2- Iniciar > Promp de comando, ou cmd, até aqui tudo tranquilo.
    3- c:
    4- cd c:\linux
    5- Copie a iso para o c:\linux
    6- dd if=mandriva-linux-one-2009.1-rc2-KDE4-europe1-cdrom-i586.iso of=\\.\y: (troque y: pela letra do teu pendrive)

    mas não estava dando certo, então, após eu extrair o Seed em c:\linux, fui em C:\Linux\mandriva-seed\tools e retirei de lá o arquivo dd-removable e coloquei em c:\linux.
    Quando eu baixei o mandriva, ele veio com o seguinte nome: mandriva-linux-one-2009.1-KDE4-europe1-americas-cdrom-i586, então seguindo os passos lá em cima eu fiz assim:
    1- Baixei o dd e extrai ele, na pasta c:\linux\
    2- Fui em Iniciar+R, veio o cmd.
    3- c:
    4- cd c:\linux
    5- Copiei a iso para o c:\linux
    6- dd if=mandriva-linux-one-2009.1-KDE4-europe1-americas-cdrom-i586 of=\\.\e: (troquei y: pela letra do meu pen driver e:).
    Deu tudo certo, mas não dava o boot, e no pendriver aparecia somente 685 MB, então eu executei o Mandriva Seed em sí, e deu certo, o pendriver ficou com 0 MB ocupado e 0 MB livre. ok então deu o boot, apareceu o Mandriva 2009, todo bonitão, coloquei em portugues, quando carregou ficou preta a tela, então lí a ajuda e coloquei: splas=silent acpi=off apm=off e F4 selecionei SEM ACPI. Tudo bem, carregou 2 linhas de comando e depois apareceu o seguinte erro
    “edd=off to disable”. então parei por aí. Desculpa te escrever um livro, e obrigado pela ajuda, e respondendo, tudo isso foi no Xp.

    Curtir

  23. Megaf Autor do post

    Ok, deu tudo certo, o Mandriva rodou no teu computador, mas por algum motivo a interface grafica, o X, no subiu. Isso acontece por alguma incompatibilidade com tua placa de video, o Mandriva 2009.1 especificamente esta tendo muitos problemas com isso…

    Pra gerar o pendrive nao precisa usar o dd nem linha de comando! Soh usar o Mandriva Seed direto!

    Em qual computador tu ta tentando rodar o Mandriva?

    Curtir

  24. jonatan

    Bom dia,

    Meu pc é um Amazom pc A201 2G Ram, 160G Hd,
    placa mãe Clevo M5X0JE 32 Bits
    processador Mobile DualCore AMD Turion 64 X2 TL-50, 1600 MHz (8 x 200)
    Tipo de controlador gráfico nVIDIA GeForce Go 6100 64 MB
    Propriedades da BIOS
    Tipo de BIOS Phoenix
    Versão da BIOS 2005Q2
    AGESA Version 2.8.9.0
    Data da BIOS do sistema 03/10/08
    Data da BIOS de vídeo 06/11/07

    Eu coloquei o pen driver em uma outra máquina e funfou normal.
    Essas são as informações da minha máquina.

    Obrigado, e tenha um bom dia.

    Curtir

  25. Megaf Autor do post

    Pessoal, alterei todos os tutos de como pasar a ISO pro pendrive, sigam ele que tudo deve dar certo. Há um link tambem para o download da ISO do no Mandriva 2010.0 que está em faze alpha 1, testem ele, aqui ele está rodando melhor do que o 2009.1.

    Curtir

  26. jonatan

    olá, Cara já testei e deu certo, acabei instalando em meu pc, agora eu queria usar o pendriver novamente, e como ele foi sobrescrito, ele ficou apenas com 685 MB. Como fasso para deixar o pendriver com 8GB como antigamente?. Por favor me responda.

    Curtir

  27. Megaf Autor do post

    Opa jonatan, tem varios meios.
    Pelo windows xp tu pode ir em painel de controle, ferramentas administrativas, gerenciamento do computador, gerenciamento de discos, ai tu deleta a particao do mandriva e cria uma nova.
    Os nomes nao sao exatamente os que falei, faz tanto tempo que nao uso windows…

    No Mandriva, depois de instalado.
    Vá ao centro de controle, então gerenciamento de discos, partições e faça o mesmo.

    Curtir

  28. Pingback: Dia 16 de julho de 2009, o dia em que achei que tivesse perdido meu computador. « Megaf Portal

  29. Alexandre Rodrigues Vianna

    Olá!
    Uso o Mandriva 2007, que veio com uma maquinhia HP 6110br, quando a referida empresa fez uma “experiência” com o LINUX.

    Comigo funcionou bem. No entanto, por dificuldade de acesso a alguns “sites”, já que precisava atualizar o Firefox, optei também por um Mandriva 2009.

    Um voluntário, da comunidade, gentilmente entregou o CD no meu local de trabalho.

    Desde então, a duras penas, aprendi fazer uma imagem de meus arqivos.

    Também mexi no particionamento do HD.
    Total 80Gb – mais de 50 livres, na partição dos programas. Deixei ela com 15 e o restante ficou vazio.
    Antes disso, tinha tentado colocar uma nova partição (ext3), para botar o Mandriva, mas ficou montado/ancorado em /usr e o sistema não funcionou. Por isso, eliminei aquela… Imaginei que o MANDRIVA 2009 faria todo o trabalho.

    Só que, ontem, ficou a tarde inteira. Tela inicial, gerenciador de instalação, tela preta – por horas…

    Não desisti! Com muito trabalho, “descobri” como ajustar a máquina para dar “boot” a partir do CD e tentei de novo.
    Processo inicial, OK (telinha do mandriva, gerenciador e… TELA PRETA!). A noite inteira assim… parece que só faz leitura do CD, pois o “led” do HD não acende.

    Alguém poderia ajudar?
    Será que com uma nova cópia resolveria?
    Ou será problema na placa de vídeo, como citado anteriormente, neste tópico?
    Ou, ainda, problema deste operador?
    (mais provável…:-)…

    Gratíssimo!

    P.S.: Antes de postar aqui, dei uma olhadinha em outros fóruns (Mandriva, Guia do Hardware, vivaolinux, etc), mas não achei nada específico. Tentei solução com leitura pássaro do livro do Mestre Morimoto – também sem sucesso!

    Curtir

  30. Megaf Autor do post

    Opa Alexandre Rodrigues Vianna.
    Então, esse é um bug específico do Mandriva 2009.1, o modo gráfico dele não está subindo em muitas combinações de algumas placas gráficas com algumas placas mães.

    Se tu consegue usar o instalador, use o driver VESA (todas placas) ou NV (nvidia), assim tu deve conseguir subir o modo gráfico. Depois de instalado tu pode apertar ctrl + alt + f1, logar como root no modo terminal, e então rodar o comando XFdrake (atençao nas maiusculas), e lá tu vai selecionar vesa ou nv.
    Depois digitando /etc/init.d/dm restart para reiniciar o servidor gráfico, ctrl + alt + f7 pra voltar ao modo gráfico.

    Assim que conseguir fazer o ambiente gráfico subir, faça um update completo do sistema, talvez tudo fique bom.

    Curtir

  31. Pingback: Mandriva Linux 2010 Beta está disponível. « Megaf Portal

  32. Vitor

    Cara! Muito obrigado pelas dicas precisas! Estava sem conseguir rodar o mandriva 2009 64 bits no me note e agora esta tudo funcionando!

    Curtir

  33. Megaf Autor do post

    Vitor, opa, disponha. 🙂 O objetivo deste blog é simplismente esse, ajudar os irmão de software livre e as pessoas que querem se torar irmãs. 🙂

    Curtir

  34. Pingback: Mandriva 2010 RC2 disponível. « Megaf Portal

  35. Pingback: Mandriva – Dicas para usuários iniciantes. « Megaf Portal

  36. Pingback: Instalando Mandriva por meio de um pendrive « Megaf Portal

  37. Matheus

    Gente, eu num to conseguindo usar o seed, ele dá o negocio que fez no pendrive (gasta 5 seg numa carroça de pc) e quando tenta da boot fala que o pen tá vazio, além disso o pendrive que tou usando é da kingston formatado em fat 32 e não tá sendo reconhecido pelo Ubuntu, ele fala que não pode montar a mídia, a iso que baixei é do mandriva 2009.1 one, então fico com umas perguntas:

    1- o pen tem que estar montado para fazer a transferência?
    2- por que num transfere nada?
    3- uq tenho que fazer!?

    Curtir

  38. Megaf Autor do post

    Olá Matheus.
    1- Não, nem deve nem pode.
    2- Difícil dizer.
    3- Tente em outros computadores ou use o CD mesmo…

    Curtir

  39. aanderson

    camarada megaf,

    belo tuto. penso que vou precisar usá-lo pois meu velho note hp já não supre, como estou pensando em pegar um dv2 1110 da hp, (notebook com peso de netbook), ele não tem drive de cd, portanto já viu.

    abs,

    Curtir

  40. Megaf Autor do post

    aanderson, obrigado. Tente antes usar um CD mesmo, algumas pessoas não conseguem usar o Mandriva-Seed, por algum motivo desconhecido.

    Curtir

  41. Pingback: Atualizado – Mandriva no pendrive. « Megaf Portal

  42. Gilmar

    Olá!

    Estou tentando usar o mandriva seed para gerar um live usb em pen drive com a distribuição mandriva-linux-free-2010.0-i586.iso a partir do windows XP SP3. Seleciono o .iso seleciono o pen drive e o programa começa a executar, porém quando termina vou checar o pen drive e continua vazio.
    A formatação do pen drive está como FAT32, tem algo a mais a ser feito para que funcione.

    Para o Fedora consegui fazer sem problemas usar a ferramenta própria da distribuição que basicamente tem as mesmas opções.

    Curtir

  43. rachid

    Eu clico em baixar o mandriva-seed e aparece uma tela tipo o konsole cheia de comandos, será que tem nos repositórios?

    Curtir

  44. Megaf Autor do post

    rachid, isso é bug no teu navegador, abra um terminal e baixe com o wget, ou clique com o botão direito do mouse no link e escolha salvar como.

    Curtir

  45. Gilmar

    Olá Megaf!

    Realmente pelo Pendrive, mesmo o windows não exibindo o conteúdo. Conseguir fazer a instalação em uma partição que criei com o próprio Mandriva.
    Porém não consigo iniciar a máquina pelo Mandriva. Tinha o Windows 7 instalado em outra partição e a hora do boot só mostra o 7. Tentei usar o Easybcd para criar uma opção dual boot e inseri uma linha para o Mandriva usando os recursos do programa, só que seleciono esta opção no boot e não carrega também. Tens alguma dica de como resolver?

    Curtir

  46. Megaf Autor do post

    Olá Gilmar, acho que tu deve ter cometido um pequeno engano durante a instalação, na hora de instalar o GRUB, gerenciador de boot do Linux.
    Faz o seguinte, inicie novamente pelo pendrive, la tem a opção rescue ou algo assim, aí lá tem um utilitario que serve pra instalar ou reinstalar o boot do Mandriva.

    Curtir

  47. Gilmar

    Olá Megaf,

    Valeu as dicas, mas já tinha tentado o Rescue System, usando todas as opções e nenhuma delas resolveu, umas dava erro outras executavam mas não surtiram efeito. Tentei reinstalar, remover partições e criar novamente, porém de nenhum modo tive sucesso.
    Já desisti.

    Curtir

  48. Megaf Autor do post

    Gilmar, quantos HDs você tem no computador?

    É quase certo que tu tá instalando o GRUB do HD errado ou da forma errada. Instale na MBR, Master Boot Record, verifiquei que o dispositivo do HD bate com o HD onde tu instalou o Mandriva, seja sda ou sdb.

    Em ultimo caso, por que não tentar com um CD?

    Curtir

  49. Gilmar

    Megaf,

    O computador tem um HD apenas, e na hora da instalação o mandriva solicita o disco que desejo instalar o Gerenciador, eu seleciono o primeiro, que é o HD de 149 gb que tem o MBR onde tenho uma partição de 7 GB que tem um software de recuperação da ACER, outra com o Windows 7 e uma de 29Gb que usei para criar as partições para instalar o Mandriva. Já tentei instalar usando a opção Primeiro setor da partição Raiz e também não adiantou.
    Não tenho como usar CD por que é um netbook e não tenho Drive externo. Interessante que montei uma máquina virtual e nela tá rodando, o que mostra que o ISO tá perfeito, só o bendito dual boot não dá certo. Na hora do boot mostra o Windows Boot Manager e não o Grub.

    Curtir

  50. Megaf Autor do post

    Gilmar, que coisa, nunca vi isso, será que não tem algo a haver com a partição de recuperação da Acer?
    Pois eu nunca vi nada parecido assim antes, por favor, se tu descobrir como solucionar isso, não deixe de avisar, assim que posso atualizar o tutorial e dar a dica para pessoas com o mesmo problema.

    Curtir

  51. Gilmar

    Megaf,

    Tem algo que talvez possa ser a causa, eu tinha o Fedora na mesma partição que usava o Grub e tive problema para iniciar o Windows 7, porém em um fórum encontrei a solução para inserir no menu.lst do grub as linhas para boot do 7 e funcionou perfeito. Só que me interessei pelo Mandriva, porque já tinha usado Kurumim, Ubuntu e por último o Fedora. Então removi esta partição do Fedora e criei uma nova quando instalei Mandriva. Depois que instalei o mandriva não consegui mais fazer boot, no grub aparecia só o fedora e o Windows 7. Como tentiva de solução usei o Rescue System com a opção para restaurar o Boot Loader do Windows e não tive sucesso também, continuei tendo apenas o 7. Vi no fórum do vivaolinux um comando para instalar o grub por linha de comando só não sei como fazer se não tenho o live-cd, esta instalação não tem opção live.

    Curtir

  52. Gilmar

    Olá,

    Depois de várias tentativas consegui sucesso na instalação do Mandriva. O problema era com a identificação da partição \boot que na hora de instalar informava uma opção inválida. Coloquei na sda e funcionoooooou.
    Tô fazendo dual boot com Windows 7 e Mandriva sem problemas.

    Curtir

  53. Megaf Autor do post

    Gilmar, heh, que beleza! Que bom que conseguiste.
    Legal tua insistência, se todos fosse assim, o mundo da informática poderia ser ainda melhor.
    Abraço!

    Curtir

  54. Pingback: Mandriva Linux 2010 Spring RC2 disponível « Megaf Portal

  55. Lut

    Acho que tô meio atrasado… Valeu Megaf pelo tutorial. Mas o cabeça aqui fez umas besteiras, vamos ver se consigo ajuda:

    fiz um “CD” de instalação do Mandriva 2010 Free com o Seed. O burro aqui queria o Mandriva One, mas sabe como é…

    tentei instalar num netbook Acer Aspire One com bios AOA150. O bichinho vai bem até o particionamento. Até aquele momento, eu pensava em instalar o Mandriva e manter o XP em dual. Ferrei o XP com opções equivocadas de particionamento.

    daí pensei. Tudo bem, já ferrei o XP, então vamos detonar tudo e ficar com o Mandriva. Mas aí não saio da tela de particionamento. Deixo tudo por conta do sistema mas não funciona. Dá erro quando vai gravar/formatar as partições. Desconfio do próprio pendrive, que aparece como “sdb5…” e geralmente é a causa do erro. Agora o equipo tá sem sistema nenhum e a única coisa que consigo ver é o boot e as telas até essa fase de particionamento…

    Alguém pode me ajudar!?

    Obrigado!

    Curtir

  56. Megaf Autor do post

    Lut, opa, é tranquila a solução. No gerenciador de partições, clica na aba ali que presenta o pendrive, a partição de instalação do Mandriva dele, por alguma motivo fica marcado como ponto de montagem /media/windows, só remove o ponto de montagem, apaga o /media/windows e dá ok.

    Curtir

  57. Diego Sanchez

    Megaf, já tentei de todas as formas criar o pendrive com o mandriva, mas não consigo fazer fufncionar o mandriva seed.exe

    Acontece que ao executar o mandriva seed no windows 7, ele abre normal mas não reconhece meu pen drive que tá espetado no computador (formatado em fat32).
    Como ele não reconhece o pen, não consigo gerar o pendrive bootável.
    Tem como me ajudar?
    Obrigado

    Curtir

  58. Megaf Autor do post

    Diego, tu tem algumas opções, uma delas é rodar o seed como administrador e no seed marcar para exibir tudo, não somente pendrives, de qualquer maneira, o mandriva seed não funciona muito bem no windows vista/seven.

    A segunda opção, é usar o dd pra windows, que tu vai rodar numa janela do dos. A sintaxe fica mais ou menos assim. dd if=mandriva.iso of=\\.\e: onde o e é a unidade do pendrive. Mas não tenho certeza de que estÁ correto.

    Curtir

  59. Diego Sanchez

    Muito Obrigado, Megaf!!!
    O problema era justamente o windows 7.
    Rodei o executável no XP e funcionou perfeitamente!
    Abraço.

    Curtir

  60. Megaf Autor do post

    Diego, pois é cara, a Microsoft mudou um treco no W7 que não permite que programas cheguem a dispositivos de armazenamento, ou algo assim…

    Curtir

  61. Pingback: Tutorial -|- Mandriva 2008 Spring One, iso2pendrive « Megaf Portal

  62. Megaf Autor do post

    Olá Junior, esse 1MB é apenas uma partição no pendrive. o Mandriva-Seed cria duas partições no pendrive, uma com o Mandriva, que o usuário não tem acesso, e outra partição de 1MB, com o nome de volume RESIZE ME, ou seja, tu pode aumentar ela para o tamanho que tu quiser. Caso queria todo o pendrive limpo, basta deletar as partições dentro dele.

    Zayıflama, You’re welcome.

    Curtir

  63. francisco

    preciso de ajuda por favor nao estou conseguindo. meu NET BOOK deu pau e agora ele so volta a funcionar se eu instalar de novo o madriva mas não estou sabendo fazer os procedimentos desse tutorial
    mim ajudem
    meu msn: franciscocunhaphb@hotmail.com

    Curtir

  64. Patricia Matos

    Gostaria de instalar o Mandriva free 2009 em um pendrive, eu tenho o cd desse mandriva e achei a sua interface muito bonita e fácil de usar, porém tenho que ter o Windows no meu pc por questões ligadas ao meu trabalho, alguém pode me ajudar me ensinando como proceder.
    Meu msn é patriciamatosburity@hotmail.com

    Curtir

  65. Megaf Autor do post

    Olá Patricia,

    O Mandriva 2009 está completamente desatualisado e ele não é uma versão muito estável. Recomendo você baixar o Mandriva mais atual e passar ele para um pendrive com o mandriva-seed, pesquise por

    qual iso baixar kde ou gnome mandriva-seed

    Aqui mesmo no blog que acredito que tera muitas de suas duvidas respondidas, qualquer coisa, volte a perguntar!

    Curtir

  66. Megaf Autor do post

    Francisco, qual exatamente é a sua dúvida?
    Diga mais detalhes sobre o que quer fazer e sobre o seu netbook.

    Curtir

  67. Pingback: Pequenas mudanças que podem deixar o KDE4 mais rápido | Sergio Rafael Lemke

  68. Pingback: Os números de 2010 « Megaf.Info

  69. angelorig

    To com um problema pra tentar fazer o pendrive voltar ao tamanho original. Eu tentei formatar a unidade e ele ficou com 685 MB, vi ali uma explicação para poder voltar ao tamanho original indo no gerenciamento do computador > gerenciamento de disco e excluir a partição, só que no XP não me dá a opção de excluir e no Vista ele diz q não tem permissão para fazer em unidades removiveis. Tem uma outra forma para eu poder voltar a usar meu pendrive com 4 GB?

    Curtir

  70. Megaf Autor do post

    angelorig, tu tem que reparticionar ele, pode ser em painel de controle > ferramentas administrativas > gerenciamento do computador > gerenciamento de discos ou pelo Centro de Controle no Mandriva.

    Curtir

  71. Rodrigo Alves

    Cara, valeu pela dica do dd pro windows 7. Tava ficando doido aqui tentando e procurando. Uma dica: coloque a frase “unable to find any removable device” no texto, para que outras pessoas como eu possao achar essa dica no google, pq eu na busca não achei e usei a frase que o mandriva seed dá no windows 7.

    []’s

    Curtir

  72. AEC

    O que chamou de “quebrar” é apenas porque os pacotes são mais instáveis por se tratar de Backports. Eu não tenho problema, porque uso as mídias MIB apenas para instalações de pacotes específicos. Não uso como mídia de atualização do sistema. Costumo usar as MDV e PLF em atualizações.

    Com relação a este pacote é apenas um Script para converter a ISO para Pendrive. No meu Mandriva 2010.2 funcionou normal…

    Curtir

  73. ferabreu

    Com a linha de comando padrão sugerida aqui para o dd.exe, fiquei 1 hora esperando e não consegui um pendrive bootável…heheheh. E a ISO é a One, imagina se fosse a Free…

    Posso sugerir uma linha de comando aprimorada para a cópia da ISO em ambiente Windows 7/2008 etc?

    dd.exe if=c:\NOME_DA_ISO.ISO of=\\.\Y: bs=3M –progress

    O uso do bs=3M acelerará MUITO o processo. E o parâmetro –progress indicará o progresso da operação, para o usuário saber se está “funfando” ou não.

    Vou tentar instalar o Mandriva One agora. Mas já tô baixando o Free, acho que é mais negócio… 🙂

    Curtir

  74. Megaf Autor do post

    O pendrive tem que ser maior que a ISO, e talvez a ISO esteja corrompida.
    E pq tu diz que a imagem fica corrompida?

    Curtir

  75. ferabreu

    Oi Megaf!

    Aqui pra mim, não deu certo. Usando o dd, na hora do boot, aparece uma mensagem na tela informando que não foi localizado tal arquivo, mas é tão rápida que não consegui ler.

    Chequei a integradade da ISO baixada com o 7-zip. Ele extrai os arquivos normalmente, então acho que ela tá OK.

    Tentei usar o Universal USB Installer, mas ele só oferece suporte para o Mandriva Free. Renomeei a ISO do One pra que o programa aceitasse, e ele funcionou. Mas, no boot, aparece uma msg pedindo a localização de algum negócio que não me lembro o que é…

    Agora vou tentar usando o USB Un Inst com a iso do Mandriva Free pra ver.

    CD não é uma opção, porque a máquina é um EeePC 1000H. E eu não tenho drive externo…

    Obrigado pelos seus bons textos neste site! Vc ainda posta no ForumPCs? Me expulsaram de lá, e eu nunca soube o motivo – até entrei em contato com a administração, mas não me deram retorno.

    Abraço!

    Curtir

  76. Megaf Autor do post

    Isso aí ferabreu, vai pesquisando e lendo sobre o dd pra windows, talvez algum outro artigo ti de uma luz.
    Sobre o ForumPCs, eu fui banido de lá uma vez, mas me readimitiram de volta, faz tempo, muitos meses senao um ano ou mais que não posto nem faço mais login lá, nem entro lá pra ler notícias, nem lembrava que ele já existia… Tu que me lembrou xP

    Muito obrigado pelas palas palavras, essa é a energia que me move a manter esse blog. Se não fosse isso, eu já tinha sumido com tudo a muito tempo, felizmente, sempre que estou um pouco desmotivado aparece alguém e me motiva. 🙂

    Curtir

  77. Carina

    Caraaa .. tu eh o melhoor!!!!!!!!!!!!!
    Passei dois dias em cima de um note .. tentanto instalar o Ubuntu nele ..
    E com o teu tutorial .. foi facil .. rapido .. de barbada ..

    Muitooo Obrigadah ..
    São pessoas como tu que me fazem acreditar na tecnologia ..

    Milhões de beijos ..

    Curtir

  78. Uálison Aguiar

    Olá amigo, boa noite
    Quando sigo os seus passos, o cmd me retorna informando que este arquivo esta em uso.
    Sendo que existe somente um cmd aberto.
    Você seba me informar como faço para resolver este problema?
    Obrigado.

    Curtir

  79. Megaf Autor do post

    Uálison Aguiar, hm, o pendrive e a ISO deve estar desmontados antes de usar esses comandos, faça o seguinte.

    su
    senha do root
    mount (aqui vai mostrar tudo o que ta montado, talvez apareça um /media/usb ou /media/kingston ou sandisk, algo referente ao teu pendrive.)
    (se apareceu, então faz o seguinte)
    umount /media/pasta (toque pasta pelo ponto de montagem)

    ai tente seguir o tutorial novamente.

    Curtir

  80. Diego Roger Freitas

    Testei o Mandriva Seed, por enquanto, para rodar o arquivo iso do Mandriva 2010.2 a partir do próprio pendrive (nota: tenho instalado o 2009.1). Funcionou direitinho! Rodou o 2010.2 sem precisar instalar no HD (que, por enquanto, segue com o 2009.1).

    Só um detalhe que o tutorial não deixou claro e que me fez quebrar a cabeça um pouco: o arquivo iso tem de estar no pendrive antes de rodar o Mandriva-seed. Com esse arquivo no HD, por ex., não funcionou.

    Meus próximos passos são: rodar no note de minha namorada, que usa (r)Windows. E, depois, atualizar meu sistema para a versão mais recente do Mandriva.

    Aquele abraço e muito obrigado pelo tutorial!

    Curtir

  81. Megaf Autor do post

    Diego, Não precisa estar no pendrive não. O pendrive é inclusive limpo e regravado com o Mandriva Seed, logo, a ISO ali dentro é apagada. Mas que bom que deu certo.

    Curtir

  82. li

    como que eu faço para instalar o mandriva 2011 com apenas 4GB de hd tem alguma opção para escolher qual pacote eu desejo instalar

    Curtir

  83. Megaf Autor do post

    li, cara, acho que se logo após tu iniciar o LiveCD, remover o que tu não precisa, vai poder ganhar algum espaço.
    O 2011 não te oferece nenhuma opção sobre o que tu quer instalar.

    Curtir

  84. Jhonny Marllon

    Fala ae cara, primeiramente quero te agradecer por esses tutoriais, maior massa ^^
    Mas meu problema é o seguinte: a minha versao isso que baixei é: Mandriva.2011.i586.1

    Eu utilizo Windows Seven e quero colocar o Mandriva no Pen pra rodar no Netbook.
    eu fiz o seguinte procedimento no cmd: cd C:\\

    dd.exe if=c:\Mandriva.2011.i586.1.iso of=\\.\f:

    logo depois aparece a seguinte mensagem:
    rawwrite dd for windows version 0.5.
    Written by John Newbigin
    This program is covered by the GPL. See copying.txt for details
    Error opening output file: 32 O arquivo já está sendo usado por outro processo.

    Essa última mensagem que não era pra aparecer correto? pq aparece isso?
    eu reiniciei o computador e fechei todos os programas do pc e mesmo assim continua dando essa mensagem de erro, sabe me dizer o pq? abraço e me ajude pf D:

    Curtir

  85. joaodamasceno

    Bem, agora o pendrive não abre em nenhum sistema, após usar o dd pra testar uma distro. O que devo fazer? Preciso formatá-lo para devolver para a dona e o Ubuntu sequer o lê…?!?

    Curtir

  86. Megaf Autor do post

    Ola, no Linux basta tu abrir o gnome-disk ou outro utilitario pra recriar as particioes, no windows tu podes usar o gerenciador de discos.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.